sábado, 5 de março de 2011

APOCALIPSE


JoséRoberto da Costa

Este último livro da Bíblia trata de um modo claro, das últimas coisas em ordem cronológica e é único, isso os descreve pormenorizadamente.

A ressurreição dos mortos.
Anti-Cristo.
A segunda vinda de Cristo.
O Milênio.
O julgamento final.
A Geena.
Os céus novos.
A terra nova.
E Jerusalém Nova.
É verdade que, para muitos, parecerá este livro um labirinto onde ela não deveria penetrar, porque seria difícil a saída.
Para outro, porém, as últimas coisas são insignificantes e simplesmente um assunto de controvérsia que deveria ser posto à margem.
Às vezes, outros acham os assuntos meros especulação apocalípticos, enquanto, outros estão procurando tentar adivinhar o significado das bestas durante todas às vezes.
Mas alguns, já têm sua filosofia teológica estabelecida sobre a vinda de Cristo e possuindo várias teorias relativas à Escatologia, eles não querem abandoná-las, nem entrar em dificuldades inexplicáveis com seus contemporâneos, deixando o assunto por isto na gaveta.
Ainda alguns, não o estudem nem o pregam, enquanto temendo o castigo em qualquer interpretação que pode ser vaga de acordo com o capítulo 22:18-19.
Para outro este livro ainda está só uma poesia bonita; meras divagações de “Mitologia vindoura” – para enfeitar suas pregações com suposições das várias possibilidades, da execução literal ou espiritual das profecias.
Outros estudam Escatologia como uma colheita depois da semeadura, como incentivo espiritual ou recompensa, como uma felicidade privilegiada e força espiritual, para alcançar a meta final. Apoc. 1:3. Como um dos assuntos importantes que o Paulo ensinou nas igrejas de seu tempo. 2 Tes. 2:5; Tito 2:13-15; Como um objetivo na batalha sagrada.
Se nós amarmos o Cristo, não podemos deixar de amar sinceramente Sua volta como nos fala o Apóstolo Paulo. 2 Timóteo 4:8.
Por isto é escrito no Apocalipse: “Bem-aventurado aquele que lê e guarda as coisas que estão escritas neste livro, porque o tempo está próximo.” Apoc. 1:3. E termina: “Não seles as palavras deste livro, porque o tempo está perto.” 22:10.
O Cordeiro de Deus é a pessoa preponderante no livro de Apocalipse. Deus mesmo O Revelador e O Espírito Santo O Autor. Não duvidemos de sua autenticidade! Por isto, nós estudamos com prazer, porque este livro nos estimula e empolga no trabalho que nós fazemos para a glória de Seu Reino.
Entre estes, nós fomos considerados ministros de Cristo, para dar o alimento próprio no tempo oportuno, como Jesus mesmo ordenou a seus discípulos. Mt. 24:45-51.
Eis o propósito de nosso humilde estudo sobre a Escatologia. Tendo também para este a ordem divina: Apoc. 22:10.
A Revelação foi escrita por João. O qual escrevera o quarto Evangelho e as três Epístolas. Sendo isto o “discípulo amado” exilado na ilha Patmos no mar Egeu, na última parte do primeiro século.
No Apocalipse (isso quer dizer: remover o véu), nós temos uma ordem maravilhosa das últimas coisas. Até mesmo se, se nós quisermos mudar as coisas prescritas, não nos seria possíveis, sem entrar em conflito com as outras profecias sobre a revelação na Bíblia inteira, e também não pôde estar de outro modo, porque o Espírito Santo é seu Autor.
Se nós aceitarmos a ordem prescrita neste livro, as dificuldades de contradição desaparecerão e a revelação se tornará clara e lógica.
Sem dúvida o livro que é para toda a igreja, porque a ordem foi dada aos anjos (os ministros) para ser transmitido às igrejas. Apoc. 1:11. O Espírito Santo fala com as igrejas. Apoc. 2:11,29; 3:6,13,22; 22:16.
Se as igrejas deveriam saber estas coisas, quanto mais seus ministros! Como as igrejas podem ser vigilantes, zelosas para o trabalho, se seus anjos ignoram estas coisas?
Cada avivamento tem trazido com ele a esperança luminosa da volta de Cristo, e como resultado disto, uma grande atividade evangélica, com a consagração dos crentes: seus corpos, vida e dinheiro para a causa do Senhor. Assim eles tiveram fé, eles ensinaram, e saíram vitoriosos os primeiros cristãos!
Este ensino clareará o objetivo magnífico dos crentes e facilitará o ministério do “anjos” das igrejas. O corpo de Cristo que é a igreja desprenderá de muitas coisas seculares, os crentes serão atraídos para as forças celestiais, de valor eterno.
É claro que, nós não podemos usar este ensino para fins egoísticos e de um modo unilateral. Nós deveríamos estudar, porque, sinceramente com humildade e oração. Assim a Revelação estará para o estudioso qual rocha a manar para a vida eterna. As igrejas serão edificadas e serão preparadas para irmos ao encontro do Noivo celestial! Mt. 25:10.

6 comentários:

  1. A última salva (maldição) é derramada no ar, e como conseqüência, uma perturbação sísmico, tão forte que a terra treme como uma chaleira fervente. Pelas faíscas elétricas e as explosões o ar treme também de tal modo que o vidente sentiu que o mundo já iria perecer. As ilhas desapareceram e os montes fumegavam e foram dissolvidos com o calor... A capital do governo da Besta se divide em três partes e seu ministério empalidece! Começa então ainda um bombardeio de granizo sem rival, cada bomba no peso de um talento (aproximadamente vinte e seis quilos)! Apoc. 16:17-21.
    Esta é semelhante a sétima trombeta que informava a primeira ressurreição e o arrebatamento (êxtase). 11:13-15. Agora a sétima salva anuncia a vinda de Cristo com poder e glória para reinar! Com a sétima trombeta o sofrimento veio para o falso Cristianismo e agora vem a sua destruição total... A sétima salva informa o castigo e a destruição desta Babilônia. 16:19.

    ResponderExcluir
  2. O CASTIGO E A DESTRUIÇÃO DE BABILÔNIA
    Com as últimas sete maldições o mundo de apóstata receberá o castigo justo e agora neste capítulo nós estudaremos ligeiramente o castigo e a destruição desta mulher (a prostituta) aquela que deixou a doutrina de Cristo, abraçando o mundo vil.

    QUE É “A BABILÔNIA?”A “Babilônia”, “grande prostituta”, “a mulher” e “a mãe das prostituições” (17:1, 4 e 5) – não são uma senhora. É a confusão da verdade com a mentira e o abandono do Evangelho de Cristo e a união com o mundo pecador. Rm. 12:2; II TM. 4:10; i João 4:5.
    Nós vemos lá, isso é “uma grande cidade.” 16:19; 17:18; 18:10,16 e 21.
    Em suma: é uma cidade que contém um sistema de religião adulterada... (Alguns padres dizem que a Babilônia é Roma, se baseando sobre o texto de 1 Pedro 5:13).

    ResponderExcluir
  3. A IDENTIFICAÇÃO DESTA CIDADE
    “A BABILÔNIA”Identifiquemos esta “a prostituta”, aquela que deixou a doutrina de Cristo, abraçando o mundo vil, pelo o livro de Apocalipse.
    Qual a igreja que proíbe o matrimônio para seus clérigos, (1 Tm. 4:1-3) e pela confissão induz seus seguidores ao adultério 17:1?! De qualquer maneira, quase todos os governadores da terra, são influenciados pelo papa de Roma 17:2. A Besta vermelha aceita a cooperação da igreja de apóstata e elas por seu tempo são apoiadas na Besta sanguínea, por intermediário do falso profeta, (que poderá ser um papa...). Estes todos atuam juntos num espírito, com as sete cabeças (ministro da Besta) e com os dez chifres (os executores de ordens da Besta). 13:11, 12; 17:3... Esta igreja será unida com o Estado, e isso é que a igreja católica sempre buscou e busca. A voz do céu diz: “Sai dela povo meu!” 18:4.
    O que farás tu, querido leitor?
    Aquela igreja com tanta luxúria como aquela totalitária (o catolicismo), ultrapassando qualquer culto religioso em pomposidade carnal, escondendo seu mundanismo debaixo da cobertura de uma santidade de aparências da faustidão, e por isto ela é um mistério incompreensível para os homens e é a mãe das abominações (causadora dos adultérios), em nome de Deus. 17:4, 5. Aquela mulher foi intoxicada com sangue dos justos desde os tempos apostólicos, pelo legalismo judeu e depois pela Inquisição romana, como também pelas as suas cruzadas. 17:6...
    Este mistério causou admiração no apóstolo, vendo muitos ditadores, perseguidores dos crentes pelos séculos se levantando e desaparecendo com espírito anticristão... (como os Césares) – Finalmente aparecerá inesperadamente com grande violência e será destruída com a vinda de Cristo. 2 Tes. 2:3-8. Os políticos do mundo sempre têm perseguido os verdadeiros cristãos e o mesmo fazem os falsos cristãos! A mulher se sentou em sete montes, podem ser, tanto a cidade de Roma como os sete governadores influenciados do espírito de Roma (ou Babilônia). Estes também, como o próprio Anticristo, com o seu espírito têm existido e caído, voltando novamente no palco nos últimos tempos com imensa crueldade. 1 João 2:18; Apoc. 17:8-10.

    ResponderExcluir
  4. Os sete ministros (ou governadores) eles têm autoridade e autonomia no governo, como a segunda Besta. 13:1-18.
    Este tem os chifres de cordeiro (parecendo um governo de cunho religioso, como um papa romano)! Ele é o oitavo e vai à perdição. 17:11.
    Esta mulher (igreja adúltera), com seu chefe (ou papa), eles cooperarão com o ministério anticristão (os dez chifres) e entregará toda a honra e o poder a primeira Besta. Todos eles têm o mesmo sentimento, de acabar com aqueles, que adorou a Jesus como Rei. 17:12-14. Esta falsa igreja domina nas massas humanas (águas) e este magicamente procede a suas maquinações mentirosas em muitas insinuações milagrosas... 17:15; 13:13, 14. Esta igreja (a mulher) com seu ministério (papado) eles têm uma influência dirigir ou indireto em todos os reis (os governadores) da terra. 17:18; 18:3.
    Depois de serem às nações subjugadas, debaixo do domínio da Besta, como também as massas religiosas, para o desempenho milagroso do falso profeta; a Besta dará ordem a seus dez executores (chifres) de odiar a mulher. Eles tirarão toda riqueza da igreja (os sinos e os ídolos dos templos – que são de ouro e prata ou de outro metal) e limparão o (Vaticano) de suas riquezas materiais. 17:16-18.
    Um anjo poderoso proclama a queda terrível desta Babilônia (igreja adúltera). Sim, o fim do Cristianismo sem Cristo será vergonhosamente fatal! 18:1-3.

    ResponderExcluir
  5. A ÚLTIMA ADVERTÊNCIA AOS CRENTES = O povo de Deus é advertido á abandonar este falso Cristianismo apressadamente, (os que crerão naquele tempo pela fé e também serve a nós)! Sabemos muito bem o que aconteceu com os indiferentes nos dias de Noé. Nós conhecemos a advertência à Ló e o castigo sobre a mulher desobediente. Gênesis 6:13; 19:15-26; Lc. 17:26-32! A Bíblia inteira está cheio de conselhos, que nós deveríamos ser vigilantes e não conformar com este mundo. Tm. 12:2. Desde os tempos primitivos a igreja de Roma tinha desviara da honestidade Cristã e gradualmente inclinou-se para as glórias do mundo, aparentando com as astúcias lisonjeiras de Satanás, enganando até os ministérios de Jesus'. Apoc. 2:20-22. É continua assim até o dia hoje. A assimilação é inacreditavelmente uma lei rigorosa e o conformismo incrivelmente enganador! Sobre este perigo da igreja Cristã diz o Dr. Soren: “Parece aumentar a tendência para um tipo de pusilanimidade moral que comprova na inconstância das atitudes e na insegurança das convicções. É lastrado que o progresso é verificado na razão direta da susceptibilidade da capacidade de absorver tudo. Ela prega a conveniência de amolecer as extremidades afiadas da verdade na palavra de Deus. É difundido, já no meio evangélico a idéia de uma teologia mais flexível, mas elástico, mais amorfo. Nada de examinar todas as coisas e reter o que é bom. Reter, tudo, sempre Acomodar. Não desagradar, não contrariar, mas chegar a um acordo.” O anjo diz: “Sai dela povo meu!” 18:4.
    O mais do capítulo dezoito detalha o castigo e a destruição desta “Grande Cidade.” 18:5-24.
    Toda a sua riqueza com sua suntuosidade dos templos, e sua luxúria cairá neste tempo e nunca será reconstruído! No mesmo tempo os apóstolos santos e os profetas arrebatados alegram-se no céu, enquanto assistindo o derrame da justa ira de Deus sobre a Babilônia (confusão religiosa). 18:20.

    ResponderExcluir
  6. RECAPITULAÇÃO DESTE TEMPO = Nós faremos um breve retrospecto deste tempo.
    Logo após o arrebatamento o Dragão (o Satanás) empenha-se ardorosamente na consolidação e afirmação de seu reino anticristão. Uma de suas primeiras ações consiste na perseguição destes, que valentemente declara o Jesus como Salvador. 12:17. A Besta, porém “os liquida” depressa sem qualquer Inquisição de justiça. 13:10; 14:13.
    A igreja totalitária (a católica), vendo a universalidade do Anticristo aceitará rapidamente suas propostas de cooperação. Seu chefe (papa), até se sentirá honrado com esta missão e falarão e agirão da mesma maneira como a própria Besta contra os verdadeiros crentes evangélicos. 13:11-13. O grande e fácil apoio que o falso profeta adquire, será devido aos sinais operados Dante das pessoas. Estes sinais que ele operará pelo o poder do espírito maligno (mau). Os sete co-ditadores (cabeças) com os dez ministros auxiliares (chifres), vendo o serviço bom do chefe da igreja apóstata levarão esta mulher como nos braços. 17:3-6. Os judeus também, vendo as operações milagrosas eles aceitarão o Anticristo como Messias. João 5:43. Eles farão uma aliança com a besta (o Anticristo), mas no tempo da quinta salva eles duvidarão e eles decairão desta aliança. Isaías 28:15, 18. Pode ser que o próprio Anticristo seja um judeu... No último ano do reino da Besta, os dez ministros (chifres) eles começarão a odiar a própria mulher – a falsa igreja e isto se tornarão realidade e será para se cumprir as palavras de Deus sobre esta Babilônia! 17:16, 17. Então a grande ira de Deus virá em geral sobre toda mistura religiosa e ela ruirá para sempre! 18:21. Neste tempo, os crentes que não aceitam o sinal da Besta (13:16-18), e o que deixa a confusão babilônica (18:4), não ouvindo a voz do falso profeta (Lc. 17:21-24) eles não participarão neste sofrimento, mas sendo mortos, logo eles serão levados para o terceiro céu, com os que foram antes arrebatados eles escaparam às grandes tribulações do tempo da Besta. 18:20; (12:5-12). Estes todos unidos cantam a vitória ao Cordeiro (o Jesus), em um coro nunca visto! Em todos os céus ecoam, os sons harmoniosos e indescritíveis pelo fato que a “grande prostituta” está para sempre condenado. 19:1, 2. As potestades dos céus (Ef. 3:10) ouvindo estas maravilhas dos salvos19:1-3, estão admirados da glória da noiva de Cristo 2 Tes. 1:6-10. Os vinte e quatro anciãos com os quatro representantes do trabalho de Deus nos céus, vendo e ouvindo as notícias da perfeição do trabalho de Jesus' se prostram em adoração solene diante do trono da Majestade de Deus Pai! 19:4. Estes chamam os salvos, os anjos e as forças da natureza para louvar a Deus que já tomou o reino que será dado aos seus santos na terra. 5:10,11,16-18; 12:5, 20; Dn. 7:27; Apoc. 19:5, 6. Vitória Inefável. Aleluia!

    ResponderExcluir