terça-feira, 21 de junho de 2011

RESISTINDO AS TENTAÇÕES TEXTO BÍBLICO: (Tg. 1:11-16)

TEMA: RESISTINDO AS TENTAÇÕES 


 TEXTO BÍBLICO: (Tiago 1:11-16) Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos.

 INTRODUÇÃO : 

Enquanto vivemos neste mundo, enfrentaremos tentações. Ninguém há tão perfeito e santo, que não enfrente algum tipo de tentação. É muito menos somos delas totalmente isentos. No entanto, sofrer tentação em si, não e pecado, pois até Jesus foi. ( Hebreus 4:15) Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Observe que o texto e claro, Jesus foi tentado em tudo, mas nunca pecou. Na verdade, cada um de nós, deve estar acautelado contra as tentações, mediante a vigilância e a oração. Pois Tentação na Bíblia tem o sentido de colocar uma pessoa em prova, de submetê-la a um teste árduo com o objetivo de mostrar a sua fraqueza, induzindo-a a um procedimento negativo. A Bíblia apresenta satanás como o tentador, ou seja, como aquele que sabe usar como ninguém as circunstâncias para induzir a pessoa na concretização de objetivos maléficos. 

 LIÇÃO PRATICA: A autoconfiança é um atalho para a derrota. Precisamos aprender a nos afastarmos da aparência do mal, bem como do próprio mal. A tentação se torna mais eficaz quando presumimos ter forças suficientes para não cairmos em pecado, ou para vencê-la. Entretanto o autoconhecimento de nossas limitações, associado ao conhecimento de Deus e de sua Palavra, nos ajuda para evitarmos a presunção de força em relação a tentação. Pois saiba que se houver um preço pelo qual você desobedecerá a Deus, pode esperar que o diabo virá pagá-lo. É para isto, o diabo ataca as nossas fraquezas. Ele não se acanha em provar nossas áreas mais vulneráveis. Depois de jejuar 40 dias, Jesus estava faminto. Daí, foi tentação a fazer alimento de uma maneira não autorizada por Deus Pai. Satanás escolhe justamente aquela tentação à qual estamos mais vulneráveis, no momento. De fato, as tentações são freqüentemente ligadas a sofrimento ou desejos físicos. O diabo oferece atalhos, testa a profundeza de nossa pureza, oferece compromissos ilícitos com o fim proveitoso para o homem. Ele nos tenta a usar erradamente as Escrituras para apoiar um bom ponto ou dizer uma mentira de modo a atingir um bom resultado. Nunca é certo fazer o que é errado. Quando sedemos as tentações, fazemos coisas que em circunstâncias normais jamais faríamos. Pois o fato de cedermos obscurece a nossa visão e a nossa mente, nos fazendo enxergar as coisas sob um único prisma, a nossa satisfação pessoal deixando de lado à vontade de Deus. Precisamos entender que há momentos de enfrentar as tentações, mas também os de fugir dela. Aprenda, seja sábio, não se alimente com coisas que vão te levar a pecar. Olhe com quem você tem andado e cuidado com os lugares que freqüenta. Se determinadas coisas forem ruins para você... Não faça! Aprenda a pedir ajuda em tempos de tentação. Não há nada de vergonhoso nisso. E há mesmo momentos em nossa vida que somos mais tentados do que em outros. Além de vigiar, é importante saber recorrer a alguém de confiança nessas horas, a um irmão em Cristo para que ele possa te ajudar. Às vezes cedemos as tentações pela solidão, porque nos isolamos ou então até conversamos com alguém, mas não a pessoa apropriada, e esta acaba por nos ajudar a praticarmos o que deveríamos resistir. Não podemos ignorar que todos nós passaremos pelo "dia mal", dia este em que o diabo parece ficar o dia todo trabalhando para que caiamos. Resista ao diabo e ele fugirá de você. Para isto, use a Palavra de Deus, ande com pessoas que amem a Deus. Ande com o sábio e serás sábio. Passe a se envolver com gente de oração, que são apaixonadas pelo Senhor Jesus. É encha-se com o Espírito Santo. Amem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário